O Veículo Lunar (Lunar Rover Vehicle)

O módulo Lunar "Falcon" da missão Apollo 15 e o LRV

Seguindo os passos da teoria conspiratória já relatada, uma das alegações era a inpossibilidade de enviar um veículo lunar em um módulo devido ao seu tamanho.
Os conspiradores relatavam que o tamanho do veículo era totalmente desproporcional ao  módulo Lunar e sendo assim isto seria uma prova de que tudo foi um engodo. O que falta aos maquinadores é um mínimo de informação totalmente disponível nos diversos registros da Nasa e da Imprensa na época, bastaria alguma leitura, o que parece tem faltado a todos os autores destas futilidades.
O que faltou foi a informação de que  o Veículo era constituido de uma moldura com liga de alumínio em um chassi articulado que pudesse ser dobrado e pendurado no módulo lunar. Assim o Veículo Lunar era todo dobrado inclusive suas rodas e era encaixado externamente no módulo lunar, sendo que o seu processo de desacoplamento inclusive foi gravado em vídeo durante as missões Apollo 15, 16 e 17.

Para demonstrar o processo segue um vídeo montado a partir do material disponível no Museu da Nasa.

O LRV -  Lunar Rover Vehicle
Durante as Conferências sobre exploração Lunar em meados dos anos 60, uma das conclusões foi que para o projeto ser bem sucedido seria necessário um veículo lunar. Assim durante o programa Apollo a Nasa aprovou o projeto do LRV -  Lunar Rover Vehicle.

Ainda em 1969,  antes do vôo da Apollo 11 a Nasa lançou o desafio da construção do LRV, sendo que as empresas Boeing, Bendix, Grumman, e Chrysler apresentaram propostas. Após três meses de avaliação de propostas e negociações, a Boeing foi selecionada como a contratante principal para o LRV da Apollo.  No contrado com a Boeing o primeiro veículo seria entregue em 1971, cujo custo final do projeto foi de 38 milhões de dólares. Quatro LRV foram construídos, um para cada missões Apollo 15, 16 e 17. O outro foi  utilizado para peças de reposição após o cancelamento de outras missões Apollo.
O LRV ainda na fase de desenvolvimento

LRV 001 utilizado na missão Apollo 15

LRV de treinamento utilizado pelos tripulantes da Apollo 15 Dave Scott e Jim Irwin  no deserto do Arizona.

Tripulação da Apollo 15 David R. Scott , Alfred M. Worden e James B. Irwin. 

Tripulação da Apollo 15 David R. Scott , Alfred M. Worden e James B. Irwin. 


O LRV foi utilizado pela primeira vez em 31 de julho de 1971, durante a missão Apollo 15. o que permitiu aumentar significativamente a área de visita. Nas missões Apollo, todos os detalhes eram meticulosamente analisados. Neste post estou colocando reproduções do KIT da Imprensa que possuia todos os detalhes técnicos da missão. Um calhamaço de informações que continham o plano da missão, os locais a serem visitados, os equipamentos, enfim um detalhamento de todo o projeto.
Diagramas do LRV  contidos no Kit da Imprensa  
Diagramas do LRV  contidos no Kit da Imprensa 


O LRV foi desenvolvido em um período curto, menos de 1 ano e meio e provou ser um veículo de exploração confiável, seguro e flexível. Cada LRV possuia uma camera de TV operada remotamente o que permitiu a gravação do estagio de subida no retorno do módulo lunar. 
LRV 001 Missão Apollo 15 em testes de dobra e colocação no módulo lunar 

LRV 001 dobrado na Missão Apollo 15 

LRV 001 dobrado na Missão Apollo 15 


Características técnicas do LRV
O LRV era elétrico, projetado para as condições de vácuo e pouca gravidade, pesava cerca de 210 quilos, tinha três metros de comprimento e pouco mais de um metro de altura. A estrutura era de alumínio, tinha dois assentos dobráveis ​​feitos de tubos de alumínio com nylon. com assoalho também de alumínio. As rodas foram produzidas pela General Motors Defense Research Laboratories, media cerca de 80 cm com pneus com 23 cm de largura. Cada roda possuia seu proprio mecanismo  de  disco elétrico feito pela Delco, com motor DC com capacidade de 0,25 CV (190 W). O combustível eram duas baterias de 36 volts com capacidade de 121 amperes.
LRV 001 preso ao Módulo Lunar da Apollo 15

LRV 001 e o módulo Lunar da Apollo 15

LRV 001 dobrado junto ao módulo Lunar da Apollo 15

LRV 001 sendo acoplado ao módulo Lunar Falcon da Apollo 15

LRV 001 acoplado ao módulo Lunar Falcon da Apollo 15


O volante era um controle de mão em forma de T situado entre os dois bancos que controlava os motores de acionamento, direção e freios, inclusive com marcha a ré, acionada por interruptor e freio de estacionamento. 
Volante e painel de Comando do LRV 001

A navegação era feita por uma gravação de dados através de um giroscópio direcional e odômetro, que alimentava o computador e poderia trazer o veículo de volta ao módulo lunar.

Em cada missão o uso foi crescendo sendo que na primeira missão (Apollo 15) o LRV-001 percorreu mais de 27 quilômetros e o tempo total de uso foi pouco mais de 3 horas. No último LRV usado na Apollo 17 percorreu mais de 35 quilômetros.

Uma das curiosidades operacionais era de que a cada EVA (Atividade Extra Veicular), ou seja a cada atividade o LRV deveria ir até o ponto mais distante do módulo lunar e depois ir retornando, pois caso ocorrece algum problema eles já estariam mais próximos do Módulo Lunar.
LRV 001 em operação na missão Apollo 15

LRV 001 em operação na missão Apollo 15

LRV 001 em operação na missão Apollo 15

LRV 001 em operação na missão Apollo 15


Em 2009 a Nasa lançou o LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) cuja missão era orbitar a Lua, pesquisar os recursos lunares, e identificar possíveis locais de pouso. A sonda realizou  imagens de alguns equipamentos do projeto Apollo deixados na Lua. Uma delas é da Apollo 15 onde se pode identificar parte do Módulo Lunar e o LRV 001, no canto a direita.

Fotos do post: Arquivos do projeto Apollo - NASA

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